acma1953

registro: 03/01/2011
I miss you,I'm gonna need you more and more each day I miss you, more than words can say More than words can ever say
Pontos8mais
Manter o nível: 
Pontos necessários: 192
Último jogo

Amigos que devemos largar ou afastar de nós


Bom dia a todos os leitores que por este ou aquele motivo passam por aqui, seja por distracção, por cortesia, por amizade ou simplesmente porque passam. Sou um leitor ávido de livros, aprecio tudo o que em literatura se refere aos sentimentos humanos, e ultimamente, durante esta ausência tenho lido muito sobre ajudas, amigos, coisas que nos fazem bem e as que nos fazem sentir a pior pessoa do mundo. Há algum tempo atrás em conversa com um amigo, psicólogo de profissão e que fez a tese final do seu curso sobre amizades. Trocámos ideias, aprofundámos teorias e, como nada nem ninguém nasce a saber tudo, fazemos escolhas na vida, umas certas outras erradas, felizmente na maioria dos casos todos nós temos mais casos de sucesso nas escolhas certas e isso é uma forma de mantermos o nosso equilíbrio e sermos um pouco mais felizes. Depois de muitas conversas, muitas leituras e de muita vida vivida, chegámos ambos à conclusão que de facto a experiência de vida de cada um de nós ainda é o factor mais relevante em todas as análises e decisões que tomamos. Mal dos que pautam a sua vida apenas porque ouve opiniões que depois segue à risca, sem adaptações ou sem vontade própria. Ser subjugado ou impelido a fazer algo apenas porque outros dizem para fazer é revelador de falta de identidade pessoal e faz essas pessoas serem dependentes de terceiros e estarão sempre, toda a sua vida na linha da frente das batalhas da vida apenas porque lhes disseram ter de ser assim. 
Podia chamar-lhes, em termos puramente metafóricos, de "bombistas suicidas" que esperam chegar ao paraíso e ter 7 virgens (homens ou mulheres) à sua espera.
Elaborei e compilei então, após essas conversas e juntando peças (leia-se ideias) desse meu amigo, minhas, e da vida que cada um de nós viveu, e resultou em algo que muitas vezes nem pensamos muito, ou porque nunca nos sentimos nessa situação ou porque nunca estivemos predispostos a analisar pacientemente os relacionamentos entre seres humanos, pois que entre animais irracionais sabemos muitas vezes quais são. Sabemos que por instinto de sobrevivência a águia irá comer os animais que veja, que o leão atacará para saciar a fome, que o elefante se lembrará de quem lhe fez mal e que os gnus se aventuram cada ano na sua odisseia migratória em busca de melhores pastos, auto sacrificando-se aos milhares.
Já pensaram como o ser humano por vezes não é tão diferente assim?
Por essa razão escrevo sobre  amigos que devemos largar, deixar ou dos quais devemos afastar-nos.

Amigos, todos temos de vários tipos. Todos nós somos diferentes, sendo assim, também o nosso relacionamento com as outras pessoas será diferente. Ou porque a outra pessoa é mais aberta e fala mais e nós mais calados, ou porque temos personalidades diferentes. No fundo podemos encontrar e iremos encontrar, vários tipos de amigos ao longo da nossa vida. O que me traz hoje aqui é uma reflexão sobre, quais desses amigos se devem manter e quais se devem largar.

É simples de perceber que nem todas as pessoas merecem a nossa amizade. Existe quem não sabe o que significa amizade, o que ela implica e muito menos como a cuidar. Por vezes existem amizades sustentadas apenas por uma pessoa e isso não é equilibrado, muito menos justo. Como existem pessoas que devemos preservar na nossa vida, existem igualmente pessoas que devemos largar

Os parasitas

Todos nós temos ou já tivemos amigos parasitas. Aqueles que são puramente amigos por conveniência, que fazem tudo à sua maneira e que nunca trazem nada de novo. Aqueles que estão sempre a pedir dinheiro emprestado e a maior parte das vezes se fazem de esquecidos e pura e simplesmente nunca o pagam. Que só estão connosco nas partes boas e nunca nas partes más. Que apenas estão atrás da diversão e não das preocupações. No fundo são parasitas que espalham o seu veneno em qualquer parte que se encontrem, sem acrescentarem nunca, algo de novo ou bom.

Os que esquecem tudo

Existem aqueles amigos que pura e simplesmente se esquecem de tudo. Esquecem que tinham combinado com vocês no dia anterior, esquecem a vossa data de aniversário, esquecem que devem dinheiro, etc. São quase esquecidos crónicos, porque pura e simplesmente passam a vida a esquecerem-se das coisas, ou em muitos dos casos, a fazerem-se de esquecidos. Pessoas deste género são pessoas que pura e simplesmente não irão cumprir compromissos.

A pessoa que está sempre certa

Estas pessoas tendem a ser agressivas, sobretudo depois de beberem uns copos. Uma pessoa deste género, pura e simplesmente nunca irá admitir que está errada, porque na cabeça dela, está sempre certa! Pessoas assim geralmente são muito conflituosas, porque não conseguem compreender nem aceitar as opiniões das outras pessoas. Apenas elas contam e apenas elas sabem. Para além de ser “chato” falar com uma pessoa assim, torna-se também desconfortável.

O doido pela gramática

E aquele amigo que está constantemente a tentar corrigir as pessoas? Para além de ser irritante, porque essas pessoas pura e simplesmente não percebem que todos nós erramos, é também desconfortável. Fazer uma pessoa sentir-se estúpida não é bom, sobretudo vindo de um amigo. Para além dos erros de português, existem também aqueles amigos que tentam mudar tudo o que fazemos na nossa vida ou dar “bitaites” sobre tudo.

O passivo / agressivo

Existem pessoas que pura e simplesmente não são capazes de ultrapassar certas situações e esquecer o passado. Embora não o mostrem, certas pessoas são capazes de ficar a remoer num problema durante bastante tempo. São pessoas que não o demonstram mas que por dentro podem estar a viver uma tortura. Quando rebentam e deitam tudo cá para fora, por vezes até raiva de algo insignificante, geralmente não é algo bom de se ver.

O amigo de conveniência

Este é o tipo de amigo mais comum… Estão a ver aqueles amigos que só se lembram de nós quando somos a última alternativa? Saem quase todos os dias, têm milhares de amigos e só quando estão em casa aborrecidos ou sem planos é que se lembram de nos dizer alguma coisa. Estes amigos geralmente nunca estão perto quando uma pessoa precisa, apenas quando se querem divertir. É aquela pessoa que nunca liga e que tem de ser sempre você a ligar e isso torna-se bastante aborrecido.

O egoísta

É aquele amigo que desabafa todos os problemas consigo, que fala de toda a sua vida e que precisa sempre de ajuda nos maus momentos, mas que quando a história inverte e é você que precisa ele nunca está presente. A isto chamo uma pessoa egoísta que apenas vê um lado da balança. Obviamente que uma relação assim não pode ser saudável.

Traidores e que falam por trás

A confiança deve ser ou deveria ser um pilar da amizade, porque quando quebrada é muito complicada de voltar a construir. Se o seu amigo tem tendência para lhe mentir, por falar mal de si por trás, será que é verdadeiramente um amigo? Ele pensa em traí-lo ou enganá-lo à primeira oportunidade? Então provavelmente não é um bom amigo para manter.


Cada amizade deve ser cuidada e por vezes perdemos tempo em amizades que pura e simplesmente não têm futuro. Este tipo de pessoas que enumerámos são complicadas de conviver. E vocês já perderam muitos amigos?


Nota: Partes deste texto foram compilados a partir de uma tese de doutoramento de um amigo meu psicólogo, e a pedido dele apenas coloco as iniciais: S.A.C.S


falsos amigos

https://www.youtube.com/watch?v=Oqcfzsj8dyc

https://www.youtube.com/watch?v=kYYY05zzIF0