TRADUÇÃO DO TEXTO DA PROVA GLOBAL DE PORTUGUÊS
Composição: "O POVO E A ESCOLA"
Eu acho que os alunos não devem chumbar / reprovar quando não vão à escola. Porque o aluno também tem Direitos e se não vai à escola lá terá os seus motivos porque isto também é preciso ver que há razões quando um aluno não vai à escola. Primeiro a pessoa não se sente motivada porque acha que a escola e a educação estão bastante sobre valorizadas.
Vamos lá ver, o queé que interessa a um fulano se o clima de Trás os Montes é muito montanhoso? Ou se a equação é esdruxúla ou alcalina? Ou quantas estrofes tem um quadrado? Ou se um ângulo é paleolitico ou espogiforme? Hã?
E depois os sôtores/ professores ainda fazem perguntas parvas tipo quantos cantos tem os Lusíadas, que é um livro chato e que não foi escrito com palavras normais mas que no aspecto é como outro qualquer e só pode ter 4 cantos como os outros, dãaãh.
Às vezes opessoal ainda tenta estar com os ouvidos atentos, mas os palpites dos professores até dão vómitos e o pessoal ressente-se, outro dia um disse que os jovens não têm hábitos de leitura e que o pessoal não sabe ler nem escrever e a sorte gajo/tipo foi que ele se baixou muito rápido e só o "garra de linchao =nick de algum colega" é que conseguiu acertar-lhe como um sapato. Então agora teríamos de ler tudo quanto é livro desde o Camões até à idad média e por aí fora, queres ver????
O pessoal tem é que aprender coisas que interessam como na miha escola que é um curso de hotelaria e o pessoal aprende a fazer lampreias de ovos e ovos moles que são assim as especialidades da região e depois podemos ganhar muito dinheiro
Ha pois é. Estarei a exagerar?